Paciente ganha direito a mudar o tratamento médico
11 de mar�o de 2014Uma usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), portadora de Diabetes Mellitus de tipo 1, teve reconhecido o direito de mudar o formato do tratamento, conforme laudo médico, que resultou em melhores resultados. A decisão partiu do desembargador Cláudio Santos, ao julgar o Mandado de Segurança Com Liminar (n° 2014.002216-4), movido pela paciente, representada por sua mãe.
O tipo de diabetes, segundo os documentos trazidos aos autos, acarreta uma variabilidade de controle glicêmico, que alterna episódios de hiper e hipoglicemias severas e frequentes, principalmente à noite, horário de maior dificuldade para verificar a glicemia.
Diante de tal gravidade, houve a intensificação no seu tratamento anterior, com uso de análogo de insulina, associado a várias doses diárias de insulina ultrarrápida em períodos pré-refeições, sem, contudo obter controle metabólico satisfatório.
O desembargador destacou que o direito da paciente se encontra evidenciado, uma vez que, ante a impossibilidade material de a cidadã adquirir os medicamentos, tratamentos médicos, exames, ou quaisquer outros meios terapêuticos para restabelecer sua saúde ou prolongar sua vida, em razão do seu alto custo, deverá o Poder Público providenciar os meios necessários.
“É necessário frisar que os artigos 6º e 196 da Constituição Federal asseguram a todos os brasileiros o direito à saúde, cabendo ao Poder Público, em quaisquer de suas esferas de governo, prover os meios para garantir a sua efetividade”, acrescenta o desembargador.
FONTE: TJ-RN
+ Postagens
-
Decisão suspende desconto sobre royalties devidos ao Espírito Santo
13/11/2013 -
Mantida ação penal contra delegado acusado de se apropriar de carro furtado
13/11/2013 -
Reconhecida união estável entre parentes de 3º grau
13/11/2013 -
Provedor de internet é condenado de retirar material ofensivo do ar
13/11/2013 -
Justiça invalida negócio entre pai moribundo e filhos em fraude à execução
13/11/2013
